quinta-feira, 23 de julho de 2009

Definindo Espiritualidade e Religião (1)

Achei interessante postar sobre o que eu entendo por espiritualidade e o que eu entendo por religião, uma vez que estes dois assuntos se encontram incluidos na proposta deste Blog. Antes de mais nada, quero deixar bem claro que estou postando aqui o que eu entendo por espiritualidade e o que eu entendo sobre religião. Nada mais. Estas definições são válidas apenas e exclusivamente para o efeito deste Blog. Nada mais.

Entendo que um Blog é, antes de mais nada, um diálogo, uma conversa entre o autor - ou autores, no caso de Blogs coletivos - dos posts que compõe o Blog e os leitores. Este diálogo fica, evidentemente, facilitado, se todos os envolvidos tiverem conhecimento do contexto daquilo que está ali sendo tratado.

Antes de falar propriamente da definição de espiritualidade e de religião que iremos utilizar neste Blog vale definir o que entendemos pelo termo "definição".

Definir vem do latim de finis, que significa "dar um fim" - "fim', aqui, dando uma idéia de "limite", de "finalidade" e "contexto". Definimos "algo" quando queremos dar um "limite" para aquele "algo". Isto geralmente acontece quando aquele "algo" - uma palavra, um conceito ou uma idéia - é de tal natureza que se não fosse "definido" ou "limitado" poderia gerar confusão. Quando, portanto, definimos "algo" no começo de uma conversa - e, como falamos acima, este Blog é para todos os efeitos uma conversa minha com vocês leitores - fazemos isto para que todos os envolvidos naquela conversa entendam como aquela palavra, conceito ou idéia está sendo ali utilizada - o que nos leva á idéia de "contexto", que também se encontra implícito no ato de definir. Definir também é isto: é dar um "contexto" para um "algo", dentro do qual este passará a fazer sentido.

Uma última coisa a se dizer (por enquanto) sobre definição é isto: uma definição está diretamente ligada a uma "finalidade" ou '"uso". Isto significa que uma definição possui uma natureza eminentemente prática. É importante ter bem claro na mente que definições não são a Realidade: são ferramentas para se aproximar da Realidade. Se a definição deixar de "funcionar", Justificaristo é, se deixar de cumprir o seu papel de nos aproximar da Realidade, geralmente é mais fácil mudar a definição - e não a Realidade. Um erro muito comum entre as pessoas que se propõe a trilhar um Caminho Espiritual é tomar "definições" - palavras, conceitos ou idéias - por Realidade. Voltaremos a falar sobre isto nos posts seguintes, nos quais trataremos das definições de espiritualidade e de religião que trabalharemos neste Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário