sexta-feira, 24 de julho de 2009

Definindo Espiritualidade e Religião (3)

Comentando o post anterior:

1. Espiritualidade é de dentro para fora: a Espiritualidade é algo natural do ser humano enquanto que a Religião é sempre algo que é aprendido. Ninguém nasce Católico, Budista ou Mulçumano. Você tem que ensinar a pessoa a ser Católica, Budista ou Mulçumana. Religião é cultural. Espiritualidade é natural.

2. Espiritualidade é não-racional: a Espiritualidade não é racional em sua essência. nem pode ser abarcada pela razão. Eu sei que muitas pessoas terão dificuldade de imaginar o oposto desta proposição - a de que a Religião é algo racional. De fato, muitas pessoas vêem a Religião como sinônimo de irracionalidade e justificam este pensamento citando comportamentos que são, à primeira vista, francamente irracionais: fanatismo, intolerância, terrorismo, etc. Na realidade, todos estes comportamentos possuem alguma forma de racionalidade própria - que podem parecer sem sentido dependendo do contexto cultural do observador - mas ainda assim a possuem.

3. Espiritualidade é não-verbal: a Espiritualidade não pode ser comunicada por palavras - e é por isso se vale de parábolas, alegorias, mitos, etc. Problemas acontecem quando alguém toma a alegoria por Realidade.

4. Espiritualidade é Essência mais que Forma: Nas Religiões em geral, a grande ênfase é muito mais na forma como as coisas aconteceram/são e muito menos no que os acontecimentos significam. Jesus morreu na Cruz e não na forca – e, para qualquer adepto de uma Religião baseada no Novo Testamento, isso faz muita (toda) diferença. A Espiritualidade não se prende a eventos, uma vez que eventos existem no Tempo, que está "abaixo" daquilo que é Espiritual.

5. Espiritualidade é você co-criando a sua realidade: O que é Espiritual transcende Espaço, Tempo, Causa e Efeito, existindo num plano "acima" do que é usualment percebido como realidade. Do ponto de visão da Espiritualidade, o Universo funciona como um Blog: você decide o que é postado na sua vida. Você não cria, no entanto, a plataforma na qual você posta - neste caso o Blogger -, nem o Sistema Operacional que vc usa (Windows) nem o Browser que te permite acessar a plataforma (Firefox): você controla apenas uma parte do processo, mas uma parte significativa. Na verdade, todos os sistemas de que falamos existem apenas para que você tenha a possibilidade de ter este controle (toda a indústria de software está evoluindo no sentido de dar mais escolhas para o usuário). O problema como livros como "O Segredo" - ou, antes dele, da vasta literatura de auto-ajuda e pensamento positivo - é considerar que você cria e controla TODO o processo - o que não é bem verdade. Falaremos mais disso em outro post. Por ora, vamos apenas frisar que do ponto de vista da Espiritualidade a realidade é colaborativa: do ponto de vista das Religiões em geral, a realidade é visto como algo que é criado independentemente de você: é algo que muitas vezes é criado "pronto" e em um período de tempo muito curto (seis dias na tradição judaico-cristã) como mínima ou nula interferência do ser humano.

6. A Espiritualidade é o Oceano: A Religião é uma Onda.

Dúvidas alguém? Não? Então passemos ao próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário